quinta-feira, 21 de abril de 2011

O Dilema da Integração das TIC's na Educação de Jovens e Adultos


Peixoto em seu artigo afirma que há uma ausência de políticas públicas para a integração no uso das TIC’s nas práticas educativas, no ensino do EJA. Neste contexto, “[...] o acesso às TIC e sua integração à EJA são reconhecidas como prioridades para o desenvolvimento econômico e social das nações (PEIXOTO, s/d, p.3). Mas tal reconhecimento não tem se traduzido em políticas publicas para a área”.
A autora também traz dois dilemas referentes a esse assunto:
·                     O dilema no direito ao acesso das TIC’s salientando que o acesso não é igual para todos;
·                     O uso das TIC’s na preparação para o mercado de trabalho como forma de alienação econômica e social.
Alves (2001, apud Peixoto s/d, p.3), afirma que “o acesso às TIC promove um certo tipo de inserção social”, ou seja, se esse acesso não for democrático o sujeito fica a margem da sociedade. No caso do EJA o sujeito já é marginalizado por não ter completado a escolaridade na idade prevista e não tendo o acesso às TIC’s, essa marginalidade promove uma desigualdade e disparidade tanto social como comunicacional. Dessa forma, será inevitável que esse sujeito não seja inserido no mercado de trabalho.
Moran (2000), destaca que o conhecimento só é concretizado por meio do processo de interiorização, de comunicação. Sendo assim, deixar esses alunos à margem das TIC's, na sociedade atual é o mesmo que não oferecer o conhecimento ao sujeito. Por isso, é importante que nas práticas educativas as TIC's sejam oferecidas e trabalhadas de forma a facilitar e a proporcionar a construção do conhecimento .
Portanto, a integração das TIC's no EJA se torna fundamental para superar esses dilemas. Claro que para isso a qualidade do ensino e do uso das TIC se torna fundamental

Nenhum comentário:

Postar um comentário