quinta-feira, 21 de abril de 2011

As Práticas Educativas com o uso das TIC's no EJA

Peixoto (s/d), realizou um estudo de caso no EJA em uma escola pública, no período noturno, em Goiânia. As observações aconteceram no laboratório de informática da escola, em conjunto com as disciplinas de Ciências, Matemática e História. O uso da tecnologia foi para ilustrar o conteúdo trabalhado em sala de aula pelos professores, a internet na escola era rápida e de boa qualidade, no entanto, os professores e os alunos não podiam usufruir dessa internet a não ser se fosse relacionado com o conteúdo abordado na aula. Para controlar esse acesso, a escola utilizava um individuo que era caracterizado como o dinamizador, essa pessoa deveria deixar o laboratório pronto com um link no Desktop contendo o endereço do site que seria utilizado na aula.
Isso aconteceu devido aos alunos utilizar a Internet para outros fins, sem ser o que era proposto pelo professor, que era o de dar continuidade as atividades sobre os conteúdos vistos na sala de aula. Segundo Moran (2000, p. 54) “muitos alunos se perdem no emaranhado de possibilidades de navegação. Não procuram o que foi combinado, deixando-se arrastar para áreas de interesse pessoal”. Por causa desse mau uso feito pelos próprios alunos, que foi retirado o direito ao acesso da Internet nessa escola em que aconteceu a pesquisa feita por Peixoto (s/d).

Nenhum comentário:

Postar um comentário